COMCOL Brasil

Comitê Internacional do ICOM para o Desenvolvimento de Coleções

Relatório de Atividades do COMCOL no Brasil 2016

1 de abril – Encontro do Grupo de Discussão do COMCOL, que teve como convidado especial Gabriel Moore, vice-presidente do CIDOC, para debater pontos em comum e colaborações futuras entre os dois comitês. O encontro ocorreu na Fundação Casa de Rui Barbosa, Rio de Janeiro, com a presença de membros do COMCOL do Rio e de São Paulo, bem como outros especialistas da área.

17 de maio – Claudia Porto, representante do COMCOL no Brasil, apresentou palestra key note no 3º Seminário de Políticas de Acervos: Paisagem culturais na constelação de acervos, organizada pelo Museu Victor Meirelles / IBRAM. Estiveram presentes aproximadamente 90 pessoas, entre diretores de museus e especialistas, representantes do IBRAM, de órgãos de proteção do patrimônio e ONGs de ação ambiental.
Florianópolis, Santa Catarina.

3 a 9 de julho Conferência Anual do COMCOL em Milão, Itália, em conjunto com o ICFA (Comitê Internacional do ICOM para Belas Artes). Na ocasião, foi apresentado o projeto de Perfil dos museus: diagnóstico sobre as praticas de compartilhamento e usos de acervos, do COMCOL no Brasil, em parceria com o Grupo Wikimedia Brasileiro de Educação e Pesquisa. Claudia Porto e Juliana Monteiro estão à frente do projeto.

20 de setembro – Organização do painel Copyright, Copyleft e as Coleções de Museus, em parceria com o Instituto Dannemann Siemsen (IDS), a Latin America IPR SME Helpdesk e o Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS). O evento, no Rio de Janeiro, reuniu 96 pessoas, entre diretores de museus, representantes do IBRAM e da Secretaria Municipal de Cultura, produtores culturais e artistas. Os painelistas foram: Dr. Rodrigo Borges Carneiro (IDS), Carlos Affonso Souza (ITS), Sergio Burgi (Instituto Moreira Salles) e Dr. Aurelio López-Tarruella, professor de Direito Internacional Privado na Universidade de Alicante (Espanha).

25 de outubro – Claudia Porto mediou o painel Acervos Pessoais que foram Institucionalizados no Encontro Internacional: Memória e gestão de Acervos:  Arte, Arquitetura e Design, organizado pelo Itaú Cultural em São Paulo. Clara Gerchman, diretora do Instituto Gerchman e também membro do COMCOL, foi uma das painelistas. O encontro reuniu cerca de 50 pessoas, entre as quais artistas e representantes de instituições GLAM, produtores e gestores culturais.

10 de dezembro – Apresentação na mesa redonda “Museus de imigração: compromissos com o contemporâneo e processos”, no encerramento do curso São Paulo de todos os Imigrantes, uma parceria entre o Museu da Imigração, a Escola do Parlamento e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo. Cerca de 25 pessoas participaram do evento na capital paulista.

 

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: