Caros membros do COMCOL,

Durante as reuniões anuais do ICOM em Paris, que ocorreram no início de junho, houve debates interessantes sobre a definição de museu. O COMCOL, obviamente, sublinhou a importância do colecionismo e de os museus serem uma arena democrática e parte da sociedade. Falamos também de colecionismo do presente, que é tema e foco principal da conferência anual do Comitê em Umeå, na Suécia, de 5 a 9 de dezembro. Estão todos convidados – serão mais que bem-vindos a compartilhar suas experiências, dentro dos tópicos descritos na chamada para artigos, aqui.

Umeå é uma cidade no Norte da Suécia e dezembro é mês de inverno. Por isso, prepare-se para uma conferência interessante com uma acolhida aconchegante nos ambientes internos, e decoração natalina nas áreas externas. O programa estará online em setembro.

O COMCOL também tem estado ativo no que se refere à publicação de títulos: no Brasil, o Comitê lançou recentemente o e-book “Seminário COMCOL 2015”, que pode ser baixado no site. Também foram publicados os registros da Conferência Anual em Seul, do mesmo ano – “Collecting and Collections. The Politics and Praxis of Social, Economic and Intellectual Sustainability. Além disso, lançamos a primeira COMCOL Newsletter do ano. Portanto aproveitem todas essas publicações dedicadas aos temas de interesse do Comitê com artigos de todo o mundo. Esperamos que elas lhes tragam muita inspiração!

Åsa Stenström
Presidente do COMCOL

Anúncios