O encontro I Rio de Museus aconteceu no dia 21/02, no Museu de Arte do Rio, zona portuária da cidade.
20170203_144513
Com o objetivo de melhorar os conteúdos publicados na Wikipédia, museus municipais do Rio de Janeiro se reuniram para a primeira maratona de edição Rio de Museus, dia 21/02, no Museu de Arte do Rio (MAR).
 
Promovido pelo Comitê Internacional do ICOM para o Desenvolvimento de Coleções – COMCOL e pelo grupo Wiki Educação Brasil, filiado à Wikimedia Foundation, com ampla expertise em plataformas wiki, o evento foi organizado com o apoio da gerência de Museus da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.
 
“A parceria com a prefeitura para a realização deste primeiro edit-a-thon, em um espaço tão importante como o MAR, fortalece ainda mais nossa atuação na área GLAM (Galerias, Arquivos, Bibliotecas e Museus), segmento tão caro ao movimento Wikimedia”, destaca Rodrigo Padula, coordenador de projetos do grupo Wiki Educação Brasil.
 
editathon-dia-1
As atividades foram divididas em duas etapas: uma palestra de treinamento, dia 03/02, que explicou o funcionamento da interface da Wikipédia e as vantagens da plataforma para o setor cultural, e a maratona de edição, dia 21/02.
 
O evento foi totalmente gratuito e reuniu representantes do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea, Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro, Ecomuseu de Santa Cruz e Museu do Amanhã, além do anfitrião, Museu de Arte do Rio. Estiveram também presentes a gerente de museus da SMC, Heloisa Queiroz, e representantes da Superintendência de Museus da Secretaria de Estado de Cultura. 
20170221_135706
 
“A maratona vai além de aprimorar conteúdo online. O treinamento de edição em plataforma de acesso aberto, voltado aos profissionais de museus, promove a democratização da cultura e a autonomia colaborativa. Isso abre um campo enorme de possibilidades criativas, que podem beneficiar os próprios museus futuramente. Temos planos de ampliar o projeto a outras instituições de memória e patrimônio do Brasil”, explica Claudia Porto, museóloga, consultora de museus e membro da diretoria do COMCOL.
Press-release de Fernanda do Valle para a Wikimedia.
Anúncios