A Gerência de Museus da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e o Comitê Internacional do ICOM para o Desenvolvimento de Coleções – COMCOL têm o prazer de convidar para a realização do 1o. Edit-a-thon Rio de Museus, evento composto de uma palestra e uma maratona de edição que visa aprimorar a qualidade do conteúdo publicado na Wikipedia sobre os museus, seus acervos e personagens correlatos.

O edit-a-thon é uma maratona de edição de artigos da Wikipédia com o objetivo de aprimorar a qualidade do conteúdo de texto e imagens ali existentes – ou até de criar novos conteúdos. A maratona é destinada a leigos em informática e internet, desde que tenham já os conhecimentos básicos de qualquer usuário de internet e mídias sociais.

Objetivos:

  • Aumentar a quantidade e qualidade de informações sobre o patrimônio cultural brasileiro disponibilizadas sobre os museus cariocas e suas coleções em plataformas de acesso livre (tais como a Wikipedia);
  • Capacitar os museus participantes a inserirem novos conteúdos dali por diante, de forma autônoma e independente;
  • Disseminar o tema do acesso aberto junto aos profissionais de museus e patrimônio;
  • Disseminar as atividades e projetos da Wikimedia desenvolvidos no Brasil, especialmente com foco cultural e na preservação do patrimônio histórico.

Dias:

  • Palestra: dia 03/02/2017 (sexta-feira), das 14h30 às 17 horas.
  • Edit-a-thon: dia 21/02/2017 (terça-feira), das 13 às 18 horas.

Programa:

  1. Palestra: Introdução sobre open access, a Wikimedia e o movimento de abertura das coleções de museus online. Explanação do programa da maratona e debate com os museus sobre o conteúdo a ser aprimorado/incluído no 1o. Edit-a-thon. A palestra será dada por Rodrigo Padula, coordenador do Grupo Wiki Educação Brasil e Claudia Porto, museóloga e consultora do Grupo Wiki e seguida de perguntas e respostas do público.
  2. Maratona:
    Palestra de abertura, seguida de perguntas e respostas do público;
    Maratona de edição, conduzida pelo Grupo Wiki Educação Brasil;
    Feedback dos participantes.

Evento gratuito, mediante inscrição prévia. Vagas limitadas.

***IMPORTANTE: Para a maratona, os participantes deverão levar seus notebooks. ***
A sala tem acesso à internet mas não dispõe de computadores.

Local: Escola do Olhar / Museu de Arte do Rio – MAR
Praça Mauá, 5 – Centro – Rio de Janeiro – RJ

Público-alvo: diretores e profissionais de museus sediados no município do Rio de Janeiro, prioritariamente das áreas de curadoria, pesquisa, museologia, educação e comunicação.

Museus convidados: Ecomuseu de Santa Cruz, Museu do Amanhã, Museu de Arte do Rio, Museu Bispo do Rosário, Museu Histórico da Cidade.

Inscrições: até 2 fev. pelo email comcolbrasil@gmail.com com o assunto “Inscrição Maratona Rio de Museus 2017”
– Por favor, coloque seu nome completo, cargo, instituição.

barra-de-logos

Anúncios