O texto abaixo é um resumo (em tradução livre) do texto do site
da Pré-Conferência do COMCOL, em inglês.

Arte, colecionismo e um sentido de lugar: uma abordagem integral e integrada em relação às artes, patrimônio e ao colecionismo

Por ocasião da 24a. Conferência Geral do ICOM, os seus comitês internacionais de belas-artes (ICFA) e colecionismo (COMCOL) terão um encontro conjunto. O tema desse encontro está relacionado ao tema da Conferência Geral. Dentro do contexto “Museus e paisagens culturais”, os dois comitês irão centrar-se nas questões de colecionismo de obras de arte e outros patrimônios para além das paredes do museu.

Há uma tendência cada vez maior de criação de redes de museus, bem como de outras iniciativas de arte e patrimônio; as distinções entre iniciativas institucionais e privadas estão se tornando menos nítidas, tanto quanto aquelas entre in situex situ. Essas tendências pedem perspectivas integradas e integrais em arte, outros patrimônios e no conceito de colecionismo.

No contexto do tema da Conferência Geral de 2016, o ICFA e o COMCOL querem explorar essa perspectiva em relação aos dilemas específicos surgidos pela relação entre arte e seus “habitats naturais”, tais como esculturas em espaços públicos e pinturas em casas históricas.

  • Saiba mais sobre o ICFA
  • Saiba mais sobre o COMCOL aqui neste blog ou no site oficial do COMCOL.

Pré-Conferência em Bassano del Grappa

De 30 de junho a 2 de julho, ICFA e COMCOL organizarão um programa de pré-conferência  muito especial, na incrível cidade de Bassano del Grappa, perto de Veneza. Bassano é uma cidade de 40.000 pessoas, na região do Veneto. A cidade fica no ponto em que as planícies do Veneto se encontram com os montes que se dirigem aos Alpes; seu nome vem de um monte próximo, o Monte Grappa. Entre os destaques históricos e culturais de Bassano del Grappa estão sua ponte coberta sobre o rio Brenta, o a forte bebida alcoólica denominada grappa, produzida na região, a história militar do Monte Grappa e as cerâmicas produzidas localmente. A arquitetura é de estilo tipicamente do Veneto, de ruas com arcadas e praças intercaladas com balcões de madeira alpina.

A pré-conferência acontecerá principalmente no Museu Cívico, o museu da cidade, situado no antigo convento ao lado da igreja de São Francisco, na Piazza Garibaldi. Ele inclui uma pequena seção arqueológica, com achados de escavações próximas e uma coleção de vasos da Apúlia (região do sul da Itália), doados por um colecionador local. A principal atração do museu pode ser vista no andar de cima, onde uma galeria de arte abriga obras como as de Jacopo Bassano (ou dal Ponte, ou da Ponte).

Bassano del Grappa está conectada a Pádua e Veneza por trens regionais.

O programa preliminar da pré-conferência está no site, em inglês e francês. A versão final será publicada brevemente. Para se registrar e participar da pré-conferência, envie um email a Jacques Kuhnmunch pelo jacques.kuhnmunch@orange.fr

Anúncios