Encontro COMCOL MAR a 2015-08-21

Durante toda a manhã do dia 21 de agosto, especialistas de várias instituições de cultura e patrimônio se reuniram para mais um encontro coordenado pelo COMCOL – Comitê Internacional do ICOM para o Desenvolvimento de Coleções (Committee for Collecting). Na pauta, os principais desafios na gestão e no desenvolvimento de coleções, e a realização do seminário do dia 27 de novembro, no Oi Futuro.

Neste segundo encontro, tivemos representantes de museus do Rio e de São Paulo (estes, via web), museus de arte contemporânea, de ciências, de história e etnografia. Estiveram presentes o Museu da Vida, Museu do Índio, Museu Histórico Nacional, Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea, Museu Histórico da Cidade, Instituto Moreira Salles e Oi Futuro, Museu de Arte Brasileira e Museu da Imigração, IBRAM e a Escola de Museologia da UNIRIO.

Os participantes conversaram sobre as dificuldades que existem na gestão e no desenvolvimento de coleções no país, sobre as iniciativas que vêm sendo implementadas em suas instituições e sobre as expectativas de  cada uma quanto à ação do COMCOL no Brasil.

O encontro ocorreu na Escola do Olhar, Museu de Arte do Rio, com o inestimável apoio da Gerência de Museus – Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.

AVISO: O COMCOL está se organizando para ampliar esses encontros, de modo a poder contar com um grupo ainda maior de participantes, incluindo instituições, especialistas e empresas de todos os estados brasileiros. Assim que possível, daremos mais informações a esse respeito.

Anúncios