A representação brasileira do COMCOL convidou os membros do Comitê e especialistas de museus e instituições museais brasileiros para uma reunião, com o objetivo de discutir o tema do desenvolvimento e da gestão de coleções no Brasil e desenhar, colaborativamente, uma pauta de ações do COMCOL no Brasil nos próximos 12 meses.

O encontro teve o apoio da Gerência de Museus da Secretaria Municipal de Cultura – RJ, que cedeu o espaço e a infra-estrutura para a reunião. O grupo de especialistas se reuniu, no MAR e via Skype, no dia 5 de maio deste ano. Estiveram profissionais das seguintes instituições, a quem agradecemos profundamente a participação:

Foram debatidos temas como a necessidade de sensibilização do poder público para os entraves  da legislação da área, mobilidade de coleções, formação de coleções digitais e colecionismo do contemporâneo. Veja as fotos do encontro ao final desta página.

Foi criado um grupo de discussão online para aprofundar o debate e a troca de informações, bem como para o desenvolvimento de ações colaborativas na área da gestão de coleções.

A reunião também anunciou a organização do I Encontro Internacional para o Desenvolvimento e a Gestão de Coleções – COMCOL 2015, com data prevista para 27 de novembro, no Rio de Janeiro.

Atenção:

Se você é membro do COMCOL e não recebeu convite para este primeiro encontro, por favor, entre em contato. Alguns dos endereços de email de nossa mala direta voltaram como “inexistentes”.

Se quiser associar-se ao COMCOL, siga este link.

Anúncios