O Comitê Internacional do ICOM para o Desenvolvimento de Coleções – COMCOL tem três grupos de trabalho que se dedicam a atividades de pesquisa em:

  • Mobilidade de coleções (collections mobility)
  • Colecionismo contemporâneo (contemporary collecting)
  • Recursos (resources)

O GT Mobilidade de coleções se dedica ao intercâmbio internacional de objetos e coleções. Esse grupo é a continuação do projeto europeu “Collections Mobility 2.0”, cujo objetivo inicial era facilitar a mobilidade de objetos entre museus da Comunidade Européia. Oferecendo pacotes de treinamento prático, um guia teórico e um website, os organizadores tinham por objetivo ajudar os profissionais de museus a fazer um uso ainda melhor de suas coleções, explorando mais assiduamente as possibilidades existentes de intercâmbio internacional. O GT organizou um workshop na última Conferência Anual do COMCOL, na Eslovênia (6 dez).

O GT sobre Colecionismo Contemporâneo estuda assuntos ligados à documentação do presente. Reflete sobre a teoria, as práticas e a ética da documentação do tempo atual (pelo desenvolvimento de coleções ou por outros modos). Um dos objetivos desse grupo de trabalho é criar um “kit de ferramentas” para ajudar os museus a desenvolver suas próprias políticas referentes ao assunto.

O GT Recursos coleta documentos sobre colecionismo e os torna acessíveis aos profissionais de museus em todo o mundo. A bibliografia do GT (incluindo artigos, livros, links da internet etc.) compila bibliografias mencionadas durante as conferências do COMCOL, coleta manuais e guias sobre a redação de planos de coleções, e cria um inventário de termos relacionados às coleções em dicionários, enciclopédias e Wikipedia.

Se você se interessou e quer fazer parte do COMCOL, associe-se!

Anúncios