10428423_10152958041543729_2248901192744060759_nA Conferência Anual do COMCOL 2014 aconteceu na Eslovênia, no Museu da História Recente, em Celje, e foi possível graças a uma parceria do COMCOL com o ICOM da Eslovênia e com a Faculdade de Artes, Depto. de Etnologia e Antropologia Cultural da Universidade de Ljubljana.

Ao todo, mais de 80 profissionais de museus e instituições afins participaram das palestras e debates. Profissionais da Áustria, Bélgica, Croácia, Finlândia, Alemanha, Irlanda, Itália, Coreia, Holanda, Polônia, Sérvia, Eslovênia, Suécia, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos da América.

O tema da Conferência foi “Colecionismo e Coleções em tempos de Guerra ou Mudança Política e Social” (no original, Collecting and Collections in Times of War or Political and Social Change), escolhido em função das mudanças significativas de regime que ocorreram em diferentes regiões do mundo nas últimas décadas. O COMCOL quis, assim, analisar o impacto da mudança de perspectivas ideológicas na formação e no desenvolvimento das coleções.

Além disso, a conferência aconteceu no ano em que o mundo celebrou o início da I Guerra Mundial  (1914-1918) – uma guerra que teve um gigantesco impacto no desenvolvimento político da Europa Central, bem como de outras partes do mundo. A conferência quis refletir sobre como as coleções dos museus responderam ao resultado do caos trazido pela guerra, e também como os museus foram utilizados nessas comemorações.

O COMCOL está preparando o documento final com as principais conclusões da conferência e postaremos aqui no blog um resumo assim que divulgado.

Instituições representadas na Conferência Anual do COMCOL 2014 (mantivemos os nomes em inglês, com link para os respectivos sites):

O Museu da História Recente de Celje é um museu regional de História, fundado em 1963 como Museu da Revolução. Coleciona, armazena, pesquisa, expõe e apresenta a história da cidade de Celje e seus arredores no século XX.

Você se interessa pelo tema do colecionismo e coleções? Associe-se!

Anúncios