Logo ConferenceA próxima Conferência Anual do COMCOL será na cidade de Celje, na Eslovênia, de 3 a 6 de dezembro de 2014, com o tema “A coleta e as coleções em tempos de guerra ou mudanças políticas e sociais”.

O objetivo do COMCOL é discutir a teoria, a prática e a ética do desenvolvimento de coleções. Uma das questões é o contexto social disso, em particular o impacto de ideologias preexistentes. A conferência de 2014 é a última de uma série de três conferências em que o COMCOL explora esse tema, de diferentes perspectivas.

Em 2012, na África do Sul, discutimos como o conceito de utopia influenciou (e influencia ainda) a formação de coleções. Em 2013, no Rio de Janeiro, o tema foi a reinterpretação de coleções antigas, com foco nas exposições como o meio dessa reinterpretação. Agora, em 2014, queremos explorar a relação do tripé ideologia, missão institucional e perfil da coleção. Em particular, queremos explorar como a missão dos museus é influenciada pelas mudanças das ideologias e dos regimes políticos, e em que medida o perfil dessas coleções se adequa a essas novas missões.

Na conferência, iremos analisar visões teóricas e diferentes exemplos contemporâneos. Em épocas mais recentes da História, ocorreram mudanças significativas em regimes no mundo todo. Baseado nessa premissa, iremos propor aos participantes que se debrucem sobre o impacto da mudança de perspectivas ideológicas na formação e no desenvolvimento de coleções.

É importante mencionar que esta conferência ocorre no ano em que se comemora o início da I Guerra Mundial – uma guerra que teve um enorme impacto nos acontecimentos políticos da Europa Central e de outras partes do mundo. Como as coleções de museus respondem às consequências da verdadeira tempestade causada pela guerra, e como elas estão sendo utilizadas nas comemorações de 2014?

Para mais informações, consulte o programa (.pdf): Conferencia Anual COMCOL 2014

Anúncios